quinta-feira, 4 de junho de 2009

Importãncia da Delicadeza

Já fui do tipo rude. Áspera. Dura. E para completar, arrogante. Foi quando aos poucos fui aprendendo que delicadeza não tem a ver com ser mais ou menos forte, ser firme ou flexível. Tem a ver com educação. Com polidez.

Ser delicado é aprender a olhar para si antes de mirar o outro. É respirar fundo antes de rebater uma crítica e contar até mil ao pensar em acusar. Aliás, é principalmente saber ouvir. É educar os ouvidos, o olhar e principalmente a língua (ou no mundo virtual os dedos). Ser delicado é se colocar no lugar do outro, ao invés de insistir para que ele se coloque no seu. Não significa concordar sempre, mas é saber até mesmo como discordar. É entender a importância do respeito.

Delicadeza não tem a ver com tamanho ou com estilo estético. Delicadeza está no olhar atento, no ouvido aberto, no sorriso disponível, na postura sensível. Delicadeza está naquele “q” especial que atrai a atenção e que às vezes nem se sabe ao certo o motivo. É o pequeno algo a mais que faz uma diferença substancial. Delicadeza é o que todo mundo espera, mas que nem sempre sabe expressar.

Parafraseando Marylin Monroe, “as belas que me desculpem, mas delicadeza sim é fundamental”. E eu ainda estou aprendendo essa virtude.

4 comentários:

Fanny Mello disse...

Delicadeza aliás, tem tudo a ver com amar, tem tudo a ver com amor, amor verdadeiro...
Que é o tem do meu congresso de adolescentes esse ano.


Beijos Flor, e desculpe a demosra por aqui ok?!

Lilian Pavan disse...

Aline,

Td. bem querida!?
Mais uma vez agradeço pelo selinho q. envio. Amei!!!!! Só não tive tempo de responder antes, pq. estava com muuuuuitas coisas da facu p/ terminar.

Bj e BFS

;-)

Ministério de Dança Heavenly disse...

Nossa, amei este texto! Que Deus te abençoe!!!

Karla Oliveira disse...

Gostei muitooo do textoooo.....que DEUS abençoe grandemente as vossas vidas!