sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Escolha a Vida

Para Refletir

Esta é uma mensagem para náufragos e para navegantes. Não é uma crônica. É uma mensagem cronificada, colocada dentro de uma garrafa, e jogada na vastidão do oceano. Você acaba de encontrar a garrafa. Agora, leia a mensagem.


O silêncio é ouro. Em que circunstãncias, o silêncio é ouro? Sempre que somos confrontados com situações que não entendemos. Quando não entendemos o agir de Deus, devemos conservar a esperança e aguardar em silêncio que Ele nos salve da perplexidade. Nosso coração deve ser guardado em esperança, e nossa língua deve ser preservada da murmuração. Deus abomina os murmuradores, aqueles que usam a língua para julgar as ações de Deus.

Quem é o homem para julgar as ações de Deus? Acaso temos o seu entendimento? Compreendemos a sua mente? Conhecemos o seu propósito? Todas essas interações devem ser fonte de meditação, sempre que somos confrontados com situações de difícil compreensão.

Um dia, o profeta Jeremias estava ligeiramente indignado. Nesse dia, ele apenas disse: “ Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lamentações 3:26. E acerca dele mesmo, ele disse: “ Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor” Lamentações 3:1.

Mesmo estando sob a vara do furor de Deus, Jeremias considerou que era melhor conservar a esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.

No muito falar sobre o que não entendemos existe o pecado da rebelião. Quando arrazoamos sobre situações que não dominamos, estamos julgando não a situação em si, mas o próprio Deus que a permitiu e determinou.

Frequentamente o homem corre esse grave risco: avaliar as ações de Deus sobre a vida ou a morte de outras pessoas. Se não conseguimos entender o mover de Deus em nossa própria vida, como vamos julgar o mover de Deus na vida dos nossos irmãos?

Nossa atitude, grosso modo, deveria ser assim: “ não sei porque ele está apanhando, mas Deus sabe porque está batendo.” Ou ainda: “ não sei porque ele está recebendo esse presente, mas Deus sabe porque está lhe dando.”

Não devemos convocar Deus para uma prova do ENEM. Não usemos a mente para questionar, nem a língua para confrontar, nem o nosso saber para avaliar. Os atos do Senhor são soberanos. Nesses casos, o silêncio é ouro. O silêncio nos lábios, e a fé no coração, trazem nas asas do vento, a salvação do Senhor.

Quando Deus nos salva de nós mesmos, vivemos. Quando nós nos salvamos, morremos. Escolhamos, pois a vida para que vivamos.


Bom Fim de Semana pra vcs

Nenhum comentário: